segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ossama Bin Laden está morto!

Ossama Bin Laden, fundador e líder da rede terrorista Al-Qaeda, está morto, quase 10 anos depois dos ataques que mataram cerca de 3 mil pessoas nos Estados Unidos. A rede de notícias CNN reportou que forças americanas mataram Bin Laden em uma residência em Abbottabad, no norte da capital do Paquistão, Islamabad.

Em discurso à nação ontem à noite, o presidente dos EUA, Barack Obama, considerou a morte de Bin Laden como o "evento mais significativo" no esforço do país para vencer a Al-Qaeda e avaliou que "a justiça foi feita".

O dirigente americano afirmou, como revelou o jornal New York Times, que militares americanos e funcionários da CIA, a inteligência dos EUA, conseguiram cercar o líder da Al-Qaeda, que resistiu e foi baleado na cabeça.

Após o comunicado, centenas de pessoas nos Estados Unidos se concentraram em frente à Casa Branca e no local onde era as torres gêmeas do World Trade Center (WTC).

O corpo de Ossama foi lançado ao mar.


Repercussão:

Atentados de 7 de Agosto de 1998
Em 7 de Agosto de 1998 a Al Qaeda utilizou carros-bomba para explodir duas embaixadas estadunidenses, uma no Quênia e outra na Tanzânia, matando no total 256 pessoas e ferindo 5100 pessoas. Ao ser apontado no mesmo dia pelo governo dos Estados Unidos da América, e depois pelos governos do Quênia e Tanzânia, como o principal suspeito, Osama bin Laden se tornou o terrorista mais procurado pelos Estados Unidos da América. Até esta data, era desconhecido no mundo.


Atentado de 12 de Outubro de 2000
Em 12 de Outubro de 2000 a Al Qaeda voltou a cena, perpetrando outro ataque de grande repercussão contra o navio da marinha americana USS Cole, que se encontrava atracado para reabastecimento no porto de Aden, no Iêmen. O ataque provocou a morte de 17 militares americanos, além dos dois terroristas suicidas.

Atentados de 11 de Setembro de 2001

Um bombeiro de Nova Iorque solicita mais dez socorristas para trabalharem junto aos escombros do World Trade Center. Em 11 de Setembro de 2001 a Al Qaeda realizou um ataque terrorista , lançando aviões sequestrados contra as torres gêmeas em Nova York e contra o Pentágono, na capital americana, provocando a morte imediata de pelo menos 2754 pessoas, oriundas de 90 países distintos. Até esta data, a Al Qaeda era um grupo terrorista pouco conhecido pelo mundo. Uma semana antes das eleições americanas de 2 de Novembro de 2004, no vídeo em que aparece, Bin Laden não assumiu formalmente os ataques apenas comemorou. O governo americano em resposta lançou-se numa Guerra contra o terror, contra o mundo Arabe. Logo após os ataques, o governo do Afeganistão solicitou provas ao governo americano sobre a autoria dos ataques por Bin Laden, caso fossem apresentadas estas provas este iria detê-lo e entregá-lo às autoridades americanas. O governo estadunidense nunca apresentou publicamente tais provas.Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Afeganistão foi escolhido como primeiro alvo da “cruzada contra o terror”, conduzida pelo governo de George W. Bush(filho). O suposto objetivo da operação era desmantelar a organização terrorista Al-Quaeda, liderada pelo saudita Osama Bin Laden.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário