terça-feira, 19 de abril de 2011

Gol Invest leva educação financeira para crianças em projeto pioneiro no país

Com objetivo de inserir a educação financeira no cotidiano escolar das crianças, a Gol Invest inicia a partir de 20/04 o projeto “Gerando Valor na Infância” no Colégio Michel em Criciúma. A iniciativa pioneira no Brasil vai atender cerca de 80 crianças, entre seis e oito anos de idade, do terceiro ano de educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental, por meio de uma metodologia dinâmica e diferenciada.

Os materiais didáticos do projeto trazem cofrinhos coloridos personalizados e cédulas de dinheiro fictícias chamadas “Goais”. Com eles, os professores vão despertar nos alunos uma conscientização financeira como forma de protegê-los do consumo desenfreado mundial. “As crianças vão entender o valor do dinheiro e aprender que, se poupar desde cedo, é possível obter grandes resultados no futuro”, conta agente de investimento da Gol Invest, Jaqueline Neves, coordenadora do projeto.

De acordo com a coordenadora da Educação Básica no Michel, Rose Reynaud, além do envolvimento de professores e alunos, os pais são participantes fundamentais neste projeto de educação financeira com as crianças. “Em casa, eles devem colocar em prática o que os filhos aprenderam na escola mostrando o valor real de quantos custa cada brinquedo ou guloseima que ela deseja. Conforme a criança percebe que o cofrinho vai ficando vazio, ela passa se controlar mais nos pedidos supérfluos”, disse.

Toda sexta haverá contagem das notas armazenadas nos cofrinhos dos alunos, com uma dinâmica que desenvolve o aprendizado na matemática. Cada criança verifica com os colegas quem ficou com mais ou menos “Goais”. Segundo Jaqueline, o projeto também faz com que a criança cresça disposta evitar problemas com juros. “Dados do comércio mostram que as pessoas estão se endividando mais, então há necessidade de começar a educação financeira mais cedo. Os países que trabalham isso com as crianças, crescem de maneira sustentável e sem grandes problemas com a inflação”, comenta.

Ao final do ano letivo, a Gol Invest vai premiar cada uma das crianças participantes do projeto matriculadas no Michel, com o presente no valor de R$ 100 aplicados em fundos de investimentos. “Como o projeto é pioneiro, este ano vamos ter ajustes e adaptações na condução dos trabalhos. Em seguida a ideia é levar para outros colégios e possibilitar que os alunos de outras escolas também recebam esta educação financeira”, finaliza Jaqueline.





Nenhum comentário:

Postar um comentário