terça-feira, 26 de abril de 2011

CVM altera normas para clubes de investimentos

25 de abril de 2011 - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou algumas regras para o funcionamento dos clubes de investimentos. As novas normas constam da Instrução 494, datada do último dia 20.

Segundo a CVM, "além de dar novo tratamento à regulamentação dos clubes, defasada, nos últimos anos, em razão de uma série de fatores - dentre os quais o maior refinamento das regras aplicáveis aos fundos de investimento - a instrução concilia certas demandas de mercado com preocupações a respeito da utilização dos clubes para propósitos de arbitragem regulatória".

A instrução determina que o clube de investimentos deve ter no mínimo três e no máximo 50 participantes, sendo vedado que qualquer cotista detenha mais de 40% do montante total de cotas.

A CVM também estabeleceu a realização obrigatória de uma assembleia anual para os cotistas, mas com a possibilidade da "adoção de meios eletrônicos e de formas não presenciais de deliberação".

Também foi ampliada a utilização de derivativos, de modo a "permitir uma gestão de riscos mais eficiente", tornando-se obrigatória a "imposição de limites à exposição e à alavancagem dos Clubes pelo uso de tais instrumentos". 



(Redação - www.ultimoinstante.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário